quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que é Orientação Profissional?

Escolher uma profissão é muito mais do que fazer um teste psicológico:

A orientação profissional é um trabalho que leva você a tomar contato consigo mesmo, conhecer-se um pouco melhor, saber descobrir quais valores, interesses, motivações e potencialidades podem ser desenvolvidas no trabalho escolhido”.

No processo de facilitação da escolha, que pode ser feito em consultório psicológico, e preferencialmente em grupo, a pessoa que busca orientação, será levada a se auto-conhecer, refletir sobre o momento da escolha, buscar informações sobre o mundo, sociedade, política, economia, mercado de trabalho, influências da família e informações sobre os cursos e profissões. Não espere que o orientador escolha por você, ele levará você a fazer a sua própria escolha, afinal, a escolha da sua profissão é de sua responsabilidade.

Se na sua escola você não tem o serviço de Orientação Profissional, você pode discutir com os seus amigos algumas questões como:
  • Quem eu sou?
  • O que espero para o meu futuro?
  • Quais são minhas características mais marcantes?
  • Por quais profissões eu me interesso?
Depois desta discussão, vocês podem buscar informações sobre os cursos e profissões, na FURB você pode encontrar informações na RevistaEscolha Certa, na página dos cursos , vídeos sobre os cursos e tem também a oportunidade de conhecer nossos cursos participando do Interação FURB (próxima edição em 25 de setembro de 2013). É interessante visitar locais de trabalho das profissões que lhe interessam, fazer fotos e vídeos e compartilhar com os amigos.

Quando você tiver bastantes informações sobre si mesmo e sobre as profissões, é a hora de escolher, e depois de ter escolhido, chega o momento começar a caminhada, passar pelos obstáculos e batalhar para alcançar o seu objetivo, fazer acontecer a própria escolha. Sempre estamos escolhendo, esta não será a primeira, nem a última escolha profissional da sua vida. O importante é que esta seja a melhor escolha para este momento que você está vivendo.

Por Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB




Fonte: SOARES, Dulce Helena Penna. O que é escolha profissional. São Paulo: Brasiliense, 2009. 112 p.

Um comentário:

  1. Bom trabalho! Encorajo continuar a fazê-lo para ajudar a muitos estudantes, investigadores em matéria de orientação vocacional e profissional.

    ResponderExcluir